A criação do Instituto, por si só, foi uma trilha,
cuidadosamente percorrida…

O projeto, idealizado pelas psicólogas Mariana Cozer Bayer e Paula Leverone, teve início a partir do interesse comum e da necessidade de dar lugar ao tema do luto em nossa sociedade.

Foram anos de gestação e amadurecimento da ideia, para que finalmente, em 2015, o Instituto ganhasse forma e conteúdo, em um espaço físico acolhedor, no centro de Curitiba.

Desde então o Trilhar vem desenvolvendo diversas atividades dentro da temática das perdas e do luto, que abrangem desde atendimento clínico e grupos terapêuticos, até cursos, palestras e capacitações para estudantes e profissionais de distintas áreas.

Assim como as trilhas, a vida tem obstáculos, trechos íngremes e desafiadores. Somos constantemente surpreendidos por novas paisagens, que exigem a revisão de olhares anteriores. Em meio à trilha da vida surge o Trilhar, um Instituto de Psicologia que dedica seu olhar à todas as perdas e lutos próprios desse trajeto.

Missão

Nossa missão é oferecer cuidado e apoio na dor de pessoas enlutadas e promover espaço para estudo e sensibilização do processo natural de luto na sociedade, sendo referência no tema.

Visão

Ser referência no atendimento psicológico e na difusão do conhecimento sobre o luto, com foco na promoção do senso crítico e na responsabilidade social.

Valores

Ética profissional
Respeito e honestidade
Responsabilidade social
Busca da inovação
Cuidado com o outro